Meu Desalinho

13 setembro 2006

Quadrado "Rodelinhas da Bia"


Bom, quanto tempo faz que não atualizo este blog!!!!! Quatro meses!!!!

Que vergonha.

Vou colocar aqui uma série de quadradinhos para colchas de minha lavra. Isso começou há coisa de uns 10 anos, quando entrei para a lista americana CrochetPartners — excelente, aliás. Talvez seja a maior e mais antiga lista de crocheteiras da internet.

Naquela época, participei do Friendship Granny Square Exchange, ou Troca-troca da Amizade de quadradinhos para colchas. Os quadradinhos mediam 15 cm e eram feitas de lã de grossura média (lá chamada de worsted weight, mais grossa que as nossas Família, Mollet, Vive do dia-a-dia.) Lá nos Estados Unidos essas colchas e mantas são tradicionalíssimas e as crocheteiras dispõem de vários livros especializados com muitos modelos bonitos e criativos. Como nós aqui no Brasil não temos essa sorte, resolvi inventar alguns modelos para não ficar na mesmice do quadradinho básico, o conhecido Velha América, começado pelo meio e todo em bloquinhos de 3 pontos altos — veja um exemplo aqui — se quiserem, redijo a receita e posto outro dia).

Bom, vou começar por um quadradinho que não foi o primeiro que inventei — este é de 1997 — mas que é aquele de que mais me orgulho. Batizei-o de “16 círculos” (que criatividade!!!!) mas as amigas rebatizaram-no de “Rodelinhas da Bia”. As imagens do PAP (passo-a-passo) que vocês vão ver aqui foram feitas pela Vera Lucia Krauss, mais conhecida como Veralu49, bruxa-mor do crochê e do tricô. Aí, muié, muito obrigada pela força!!!! Para tornar mais compreensível a feitura nada convencional do quadradinho, a Veralu usou cores diferentes para cada meia-carreira, mas cada série de rodelinhas é feita com uma única cor.

Lá vai a receita:

1ª série de rodelinhas:

Com a primeira cor de lã, fazer uma correntinha de 22 pontos.

Na 4ª correntinha a partir da agulha, fazer 3 pontos altos no mesmo ponto. *Pular 2 corr, fazer um ponto baixíssimo na próx. correntinha. Pular 2 corr, fazer 3 pontos altos na próxima correntinha.* Repetir de * a * mais duas vezes. Você acaba de fazer uma quarta parte de cada uma das 4 primeiras rodelinhas.





Tirar a agulha da correntinha, enfiá-la na 22ª correntinha de base (ou seja, a que está junto do primeiro ponto alto que foi feito nesta carreira), puxar o ponto, fazer mais 12 pontos altos no mesmo ponto em que foram feitos os últimos três pontos altos (com isso termina-se a primeira rodelinha).






†Enfiar a agulha no próx. ponto baixíssimo e na correntinha a ele correspondente e fazer 1 pt baixíssimo. Enfiar a agulha na mesma correntinha onde foram feitos os próximos 3 pa e fazer 11 pontos altos.† Repetir de † a † mais duas vezes e terminar enfiando a agulha no ponto de união entre as rodelinhas e fazendo mais um ponto baixíssimo. Corte a lã e arremate a ponta. Estão prontas as 4 rodelinhas do centro do quadrado.

2ª série de rodelinhas:

Com a segunda cor de lã, fazer 70 correntinhas.





Na 4ª correntinha a partir da agulha, fazer 3 pontos altos no mesmo ponto. Esta é a primeira quarta parte da rodelinha do canto. *Pular 2 corr, fazer um ponto baixíssimo na próx. correntinha. Pular 2 corr, fazer 3 pontos altos na próxima correntinha. Tirar a agulha do trabalho, enfiá-la no ponto alto correspondente de uma das 4 rodelinhas centrais (observe a foto do PAP), puxar a laçada do trabalho, fazer mais 4 pontos altos na mesma correntinha.* Repetir de * a * mais uma vez. (Você acaba de fazer mais duas meias rodelinhas.) Pular 2 correntinhas, ponto baixíssimo na próxima correntinha, pular 2 corr, 3 pontos altos na próxima correntinha (ou seja, mais um quarto de rodelinha para o canto). Agora repita tudo nos próximos 3 lados.




Depois de fazer a última meia rodelinha na última correntinha, retire a agulha do trabalho, enfie-a na última correntinha de base (ou seja, a que está junto do primeiro ponto alto que foi feito nesta carreira), puxar o ponto, fazer mais 7 pontos altos no mesmo ponto em que foram feitos os últimos sete pontos altos (com isso termina-se a primeira rodelinha). †Enfiar a agulha no próx. ponto baixíssimo e na correntinha a ele correspondente e fazer 1 pt baixíssimo. Enfiar a agulha na correntinha onde foram feitos os próximos 7 pa e fazer 7 pontos altos. Ponto baixíssimo no ponto baixíssimo anterior, 11 pa na rodelinha do canto.






Trabalhar do mesmo modo nos outros três lados (7 pa nas rodelinhas dos lados, 11 pa nas rodelinhas dos cantos), fechar a carreira do mesmo modo que a primeira série de rodelinhas, cortar a lã e arrematar.



Carreira de acabamento:

Com a terceira cor de lã, fazer um ponto baixo no ponto do meio de qualquer rodelinha da carreira anterior, 5 correntinhas, 1 ponto baixo no alto da próxima rodelinha etc., fazendo nos cantos 2 pontos baixos separados por 5 corr com 3 pa de distância entre eles (mais uma vez, ver o PAP).




Depois, trabalhar em ponto baixo ou ponto alto nestas correntinhas, com respectivamente 3 pb ou 5 pa nos cantos, para completar o tamanho do quadradinho.

Ufa. Fica bonitinho e diferente, não acham?

32 Comments:

  • Bia!!! Está tudo tão explicadinho! Vou pegar lãs e agulhas e começar já! obrigada!
    Déborah Abdala

    By Blogger Deborah, at 13 setembro, 2006 21:04  

  • Oi Bia !! Vc esqueceu de dizer que voce é uma grande mestra do croche.
    Suas explicações são sempre perfeitas.
    Rose

    By Anonymous Anônimo, at 14 setembro, 2006 02:49  

  • Nossa, fui promovida a bruxa-mor que delícia, mas sem voce eu não poderia ter feito o pap do Rodelinhas da Bia né mestra?
    Nada como uma boa insônia pra aguçar a criatividade hehehe, beijos.

    By Anonymous Anônimo, at 14 setembro, 2006 16:31  

  • Consegui! Consegui! Coloquei a foto lá no meu blog. Obrigada Bia (e Vera). Próximoooooo
    Beijos!
    Déborah Abdala

    By Blogger Deborah, at 17 setembro, 2006 23:12  

  • Oi Bia y VeraLu!
    Esto quedó maravilloso...tendré que intentar hacer uno de esos!!
    Besos
    Gabriela Uy

    By Blogger Gabriela, at 19 setembro, 2006 05:49  

  • hello ım yasmin from turkey. Your knits very nice look. I look your models inMy countrys blog.
    www.blogcu.com/knitting
    my blog . ıf you visit my blog, ım very ı hapy

    By Anonymous Anônimo, at 06 novembro, 2006 16:27  

  • Bia
    Adorei a tua criação "rodelinha da Bia"
    Já experimentei e consegui fazer. agora quero fazer uma mantinha para o sofá, será que posso?
    obrigada pela partilha .Adoro o teu blog, é muito criativo e és uma grande crocheteira e criadora
    bjs
    guida

    By Anonymous Anônimo, at 11 novembro, 2006 12:51  

  • Olá Bia
    convido-te a visitar-me em :
    http://www.segredodagulha.blogspot.com/

    Guida

    By Blogger Margarida, at 12 novembro, 2006 04:38  

  • Oi Bia, é a primeira vez que visito seu blog, mas já adicionei aos favoritos. Ele é muito lindo!
    Parabéns!

    Beijão e tudo de bom!
    Lecy

    By Blogger LECY, at 24 novembro, 2006 22:30  

  • olá querida amo seu quadradinho muito fofo... querida gostaria de falar com voce em particular caso seja possivel, me envie um e-mail, tripiano@globo.com... desde já agradeço a atenção...

    bjus elaine

    By Blogger Elaine Tripiano, at 26 novembro, 2006 10:13  

  • Parabéns! Adorei o seu blog! Por favor visitem também o meu e deixem alguns comentários!
    crochatices.blogspot.com

    By Blogger Ana Macedo, at 06 janeiro, 2007 18:45  

  • Olá Bia
    è a 1ª vez que vejo o teu Blog, olha adorei o teu quadradinho e juro que vou experimentar, para fazer uma colchinha para o berço do meu netinho. beijão da Ana

    By Anonymous Anônimo, at 21 janeiro, 2007 14:57  

  • Olá Bia,que maravilha de square, eu sou novata nesta arte, mas consegui fazer um quadradro de rodelinhas, no começo deu trabalho mas ficou lindo. Obrigada por nos ensinar e parabéns. bjitos.
    Kátia regina
    krlpinto@hotmail.com

    By Anonymous Anônimo, at 03 fevereiro, 2007 06:16  

  • Olá Bia...
    Estou encantada com os seus squares...tanto o de estrela quanto esse...Você me permite divulgar no meu blog...darei todos os créditos a VC....
    Abraços carinhosos
    Sônia Maria
    www.falandodecrochet.blogspot.com
    www.bijouxdasonia.blogspot.com
    smalacerda@hotmail.com

    By Blogger Sônia Maria, at 05 fevereiro, 2007 11:45  

  • Olá! Vi o vídeo do seu square no site da Elaine.
    Adorei

    By Blogger Rafa Hübner, at 20 fevereiro, 2007 23:47  

  • Ola Bia! Adorei seu blog! Aprendi a fazer crochet no ano passado e desde então me apaixonei por esta arte! Gostaria que vc me desse mais dicas de quadradinhos de crochet... Você saberia me dizer se tem alguma edição destes quadradinhos no Brasil? Um grande abraço!!
    Luciana

    By Anonymous Anônimo, at 25 fevereiro, 2007 06:35  

  • Para Luciana: Em revistas e livros antigos de crochê (procure em sebos) você encontra algumas receitas de quadradinhos diferentes em português. Mas, como esses quadradinhos são uma tradição norte-americana, é de lá que vem a maioria das idéias.

    Os quadradinhos que ponho no meu blog fui eu mesma que inventei. Aliás, só ponho no meu blog coisas que eu mesma inventei. Abraço.

    By Blogger BeMedina, at 25 fevereiro, 2007 07:24  

  • Ola Bia, obrigada!! Me encantei pelo seu trabalho! Obrigada por dividir sua criatividade com a gente!!! Estou ansiosa por mais um trabalho seu!!Um abraço, Luciana

    By Anonymous Anônimo, at 28 fevereiro, 2007 14:23  

  • fica bonito e está muito bem explicado

    By Blogger Tia Glória, at 01 abril, 2007 15:21  

  • Parabéns pelo seu blog. Todos os trabalhos são diferentes e com muito capricho. Lindo mesmo.

    Sandra Câmera

    By Anonymous Anônimo, at 04 abril, 2007 20:32  

  • Hola! Gracias a vos Bia que creaste este patrón y a través de los videos de Elaine que pude finalmente comprender cómo se realizaban estos cuadraditos tan vistosos!
    Mil gracias por la generosísima explicación en tu blog. Son unas maestras super.
    Te mando un cariño enorme desde Buenos Aires,
    María Elena.

    By Blogger Maria Elena, at 13 agosto, 2007 05:25  

  • Oi Bia!

    adorei o square de rodelinhas... ja estou fazendo o meu!
    obrigada por dividir com tods nos!
    bjs rebeca

    By Blogger Rebeca Tisian, at 18 setembro, 2007 18:18  

  • Olá, parabéns pelo blog! Adorei seus trabalhos!! Vc é mto criativa.
    Falando especificamente desse square de rodelinhas, nas minhas andanças pelos sebos encontrei hj(27/05/08) uma revista de 1972 q se chama O melhor do bordado e tem um igualzinho, mas branco!! Olha a coincidência, encontrei seu blog de manhã nas andanças pela net e a revista a tarde!!! Vou digitalizar a revista e se quiser, depois te envio, fiquei tão pasmada q tinha q te falar!!

    By Blogger Lourdes Mariano, at 27 maio, 2008 18:26  

  • Olá, Maria!

    Sim, eu adoraria, se não fosse lhe dar trabalho. Beijoca!

    By Blogger BeMedina, at 28 maio, 2008 02:44  

  • Este comentário foi removido pelo autor.

    By Blogger Lourdes Mariano, at 02 junho, 2008 08:33  

  • Este comentário foi removido pelo autor.

    By Blogger Lourdes Mariano, at 03 junho, 2008 06:07  

  • Este comentário foi removido pelo autor.

    By Blogger Lourdes Mariano, at 03 junho, 2008 06:09  

  • Olá, a revista está disponível, essa semana, no meu multiply, através do link: http://mhalu.multiply.com/photos, clique em "Revista O melhor do bordado"

    By Blogger Lourdes Mariano, at 03 junho, 2008 06:13  

  • Olá, Maria.

    Obrigada por me mostrar esse outro quadrado de rodelinhas! Muito legal! O método é um tantinho diferente, mas mais simples e talvez até fique bem melhor! Beijoca.

    By Blogger BeMedina, at 03 junho, 2008 10:38  

  • Olá.Foi o q percebi tb, a maneira de fazer é diferente qq dia desses vou testar as duas rs), mas o resultado é o msm, lindo!

    Bjcas, bons trabalhos

    By Blogger Lourdes Mariano, at 04 junho, 2008 06:43  

  • Caramba, vc postou há tanto tempo e so agora estou vendo esse pa, amei.

    By Blogger Lúcia, at 01 outubro, 2009 12:09  

  • eu adoro essas rodleinhas, acho que agora vou consegui fazer. obrigado pelo PAP

    By Blogger Arte Mãos Dadas, at 16 fevereiro, 2012 08:37  

Postar um comentário

<< Home